Esta fórmula, aprovada por S. Pio X em 19 de Maio de 1908, deve ser usada como tal – sem alteração, portanto – para obter as indulgências. O Ato de Consagração é recitado de joelhos, tanto pela família como pelo sacerdote; não podendo este estar presente, o chefe de família dirigirá a cerimónia.
Oração:
Ato de consagração da família ao Sagrado Coração de Jesus
Ó Sagrado Coração de Jesus,/ que fizestes saber a Santa Margarida Maria/ o Vosso ardente desejo de reinar sobre as famílias cristãs,/ olhai para nós, aqui reunidos neste dia/ para proclamar o Vosso absoluto domínio/ sobre o nosso lar.
De agora em diante nos propomos, pois,/ levar uma vida semelhante à Vossa,/ de modo que entre nós floresçam/ as virtudes pelas quais Vós prometestes a Paz na terra/ e, para isso,/ nós queremos afastar do meio de nós/ o espírito mundano/ que Vós tanto aborreceis.
Reinai sobre o nosso entendimento/ pela simplicidade da nossa Fé. Reinai sobre os nossos corações,/ por um ardente amor por Vós;/ e que a chama deste amor/ se conserve sempre viva nos nossos corações,/ pela frequente recepção da Divina Eucaristia.
Dignai-Vos, ó Divino Coração,/ presidir aos nossos encontros familiares,/ abençoar os nossos empreendimentos, tanto espirituais como temporais,/ afastar todas as preocupações e cuidados,/ santificar as nossas alegrias/ e suavizar as nossas penas. E se algum de nós tiver, alguma vez,/ a desgraça de ofender/ o Vosso Sacratíssimo Coração,/ lembrai-lhe a grandeza da Vossa Bondade e Misericórdia/ para com o pecador arrependido.
E, por fim, quando soar a hora da separação/ e a morte bater a porta do nosso lar,/ que, nessa hora, todos/ e cada um de nós/ se encontre resignado com os Vossos eternos desígnios,/ e procure a consolação no pensamento/ de que um dia voltaremos a encontrar-nos no Céu,/ onde cantaremos os louvores e as bênçãos/ do Vosso Sagrado Coração/ por toda a Eternidade.
Que o Imaculado Coração de Maria/ e o gloriosissimo S. José/ Vos apresentem esta nossa Consagração,/ e dela nos recordem todos os dias da nossa vida.
Glória e Louvor ao Divino Coração de Jesus,/ nosso Rei e nosso Pai.
Ato de consagração da família ao Imaculado Coração de Maria
Ó Imaculado Coração de Maria,/ Mãe do Coração de Jesus,/ Mãe e Rainha do nosso lar,/ fazei que possamos corresponder ao Vosso ardente desejo,/ pois nos consagramos a Vós,/ e Vos suplicamos que reineis sobre a nossa família. Sede a Rainha de cada um de nós,/ e ensinai-nos a fazer com que o Sacratíssimo Coração do Vosso Divino Filho/ reine e triunfe em nós e à nossa volta,/ tal como Ele reinou e triunfou em Vós.
Reinai sobre nós, ó Mãe muito Amada,/ para que sejamos Vossa pertença/ tanto na prosperidade como na adversidade,/ na alegria como na tristeza,/ na saúde como na doença,/ na vida como na morte. Ó Coração compassivo de Maria, Rainha das Virgens,/ velai pelas nossas almas e pelos nossos corações/ e preservai-os das torrentes do orgulho,/ da impureza/ e do paganismo/ das quais Vós mesma Vos queixastes tão amargamente. Nós queremos fazer reparação/ pelos numerosos crimes cometidos/ contra Jesus e contra Vós. Pedimos que sobre o nosso lar,/ e sobre todos os lares do nosso País, o Brasil,/ e do mundo inteiro,/ desça a Paz de Cristo em Justiça e Caridade.
Para tanto,/ nós prometemos imitar as Vossas virtudes/ pela prática de uma vida cristã,/ e pela Sagrada Comunhão frequente e fervorosa,/ sem olhar aos respeitos humanos. A Vós vimos com confiança,/ ó Trono da Graça e Mãe do Amor Formoso;/ inflamai-nos com o mesmo fogo divino/ que inflama o Vosso Imaculado Coração. Ateai em nossos corações e em nossos lares/ o amor da Pureza,/ um ardente zelo pelas almas/ e o desejo de santidade na vida familiar.
E assim, queremos aceitar/ todos os sacrifícios que a vida cristã nos impõe/ e oferecemo-los ao Sagrado Coração de Jesus,/ através do Vosso Imaculado Coração,/ em espírito de reparação e penitência. Amen.
Aos Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria/ seja dado o Amor, a Honra e a Glória agora e pelos séculos dos séculos! Amen.
Sagrados Corações de Jesus e de Maria, nós nos consagramos a Vos!
Consagração aos Corações UNIDOS de JESUS e Maria
Pai celeste, vós recebestes a mais alta glória dos sagrados corações de Jesus e Maria.
Vosso divino filho, feito homem, cumpriu perfeitamente, em união com sua mãe, a vossa vontade em expiação amorosa.
Nós vos oferecemos novamente este louvor para que nos abençoeis e nos cureis através destes sagrados corações Unidos.
Conforme a vontade do Pai celeste, associaste vossa Santíssima Mãe á vossa missão, como medianeira e co-redentora.
Num espírito de viva confiança, nós consagramos nossa família e nossa casa aos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria, a fim de tirar proveito da vossa promessa e para obter a unidade na caridade.
Nós nos comprometemos a viver no mesmo espírito de união dos corações de Jesus e Maria.
Daí-nos o Pai de fazer parte do Misterio do imenso Amor que constantemente existe e se renova entre Os Corações Unidos de Jesus e de Maria. Amem.