Arquidiocese de Belo Horizonte reabre as igrejas

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol, dom Geovane Luís da Silva e dom Vicente Ferreira, apresentam o documento Evangelização missionária: um novo tempo. Trata-se de orientações e critérios para a retomada das celebrações nos templos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Distanciamento de dois metros entre as pessoas, com mais espaços entre bancos e cadeiras, obrigatoriedade do uso de máscaras por todos no interior dos templos, disponibilidade de álcool em gel na entrada e saída das igrejas, higienização constante de objetos essenciais às celebrações, dos bancos e cadeiras, de cada ambiente, são algumas das exigências apresentadas. As celebrações também devem ser mais breves e as igrejas terão público reduzido – com informação sobre o número máximo de fiéis na entrada de cada templo.

O documento, em sintonia com as orientações já apresentadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi elaborado com o auxílio de uma assessoria técnica – o Comitê Técnico Logístico-Sanitário, formado por uma equipe multidisciplinar, com a participação de médicos e arquitetos, entre outros profissionais. Esse Comitê Técnico está à disposição para auxiliar as paróquias nas readequações necessárias para as celebrações presenciais.

O texto orienta as comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte, presentes na Capital e em outros 27 municípios, a seguirem as recomendações das autoridades municipais.

Belo Horizonte, 17 de junho de 2020. Caríssimo Padre, Diácono e Coordenadores do Conselho Pastoral Administrativo saúde e paz! Aqui está o importante documento “Evangelização missionária: um novo tempo” como resposta a desafios impostos pela pandemia. Nossa Igreja, confirmando sua tarefa educativa pela força do anúncio do Evangelho de Jesus, ao longo de sua história, é chamada a contribuir, agora, decisiva e responsavelmente, na configuração de um novo estilo de vida. Por isso, sigam os passos indicados abaixo para que não se cometam erros. Trabalhamos, com nosso serviço evangelizador e pastoral, segundo os caminhos do Projeto Arquidiocesano “Proclamar a Palavra”, inspirados na palavra e no testemunho de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância “ (Jo 10,10). Sejam seguidos os passos indicados: Passo 1: Ler com atenção o documento “Evangelização missionária: um novo tempo”, individualmente, e conjuntamente com os membros dos Conselhos de Pastoral e de Administração Paroquiais virtualmente. Passo 2: Definir na Paróquia, com a participação dos Conselhos Pastoral e Administrativo, o plano de investimento em infraestrutura e ambientação com assessoria, apoio e supervisão do Comitê Técnico Logístico-Sanitário da Arquidiocese de Belo Horizonte. Passo 3: Promover a formação e treinamento dos colaboradores, agentes das pastorais, membros das equipes de liturgia, para atuação nas igrejas e espaços pastorais, segundo as normas e recomendações sanitárias e da infraestrutura. Passo 4: Compor uma Equipe Paroquial Permanente, incluindo operadores para acompanhamento da prestação dos serviços, controles, operações e promoção das condições requeridas para os devidos funcionamentos nos espaços paroquiais. Especial atenção seja dada aos momentos celebrativos da comunidade, constituindo ou fortalecendo as equipes de liturgia.

Fonte: arquidiocesebh.org.br

Compartilhe
deixe sua mensagem