São Leão Magno | Quarta-feira

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Sb 6,1-11)

Leitura do Livro da Sabedoria.

1Escutai, ó reis, e compreendei. Instruí-vos, governadores dos confins da terra! 2Prestai atenção, vós que dominais as multidões e vos orgulhais do número dos vossos súditos. 3Pois o poder vos foi dado pelo Senhor e a soberania pelo Altíssimo.

É ele quem examinará as vossas obras e sondará as vossas intenções; 4apesar de estardes a serviço do seu reino, não julgastes com retidão, nem observastes a Lei, nem procedestes conforme a vontade de Deus. 5Por isso, ele cairá de repente sobre vós, de modo terrível, porque um julgamento implacável será feito sobre os poderosos.

6O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder. 7O Senhor de todos não recuará diante de ninguém nem se deixará impressionar pela grandeza, porque o pequeno e o grande foi ele quem os fez, e a sua providência é a mesma para com todos; 8mas para os poderosos, o julgamento será severo.

9A vós, pois, governantes, dirigem-se as minhas palavras, para que aprendais a sabedoria e não venhais a tropeçar. 10Os que observam fielmente as coisas santas serão justificados; e os que as aprenderem vão encontrar sua defesa. 11Portanto, desejai ardentemente minhas palavras, amai-as e sereis instruídos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 81)

— Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!

— Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!

— Fazei justiça aos indefesos e aos órfãos, ao pobre e ao humilde absolvei! Libertai o oprimido, o infeliz, da mão dos opressores arrancai-os!

— Eu disse: “Ó juízes, vós sois deuses, sois filhos, todos vós, do Deus Altíssimo! E, contudo, como homens morrereis, caireis como qualquer dos poderosos!”

Segunda Leitura

Evangelho

Evangelho (Lc 17,11-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.

Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Santo Do Dia

SANTO DO DIA 10 DE NOVEMBRO: SÃO LEÃO MAGNO

Nascido na Toscana, na Itália, no ano de 395, São Leão Magno se mostrou um homem digno do título de “Magno” que recebeu, cujo significado é Grande. Dizemos isto por sua história como um dos maiores Papas da história da Igreja, sendo grande no trabalho e na santidade.

Após entrar ainda jovem no seminário, o santo do dia 10 de novembro serviu a diocese em um sacerdócio santo e prestativo. Já quando eleito Papa, no ano de 440 d.C, São Leão Magno evangelizou e governou a Igreja que sofria com heresias e invasões dos povos bárbaros.

O santo do dia de hoje enfrentou e condenou o veneno de muitas mentiras doutrinais, mas combateu com muito fervor o monofisismo que defendia, de forma mentirosa, ter Jesus Cristo apenas uma natureza e não a Divina e a humana em uma só pessoa, como é verdade.

O triunfo da doutrinA e da autoridade do grande Papa aconteceu no Concílio de Calcedônia. Ali os 500 Bispos que o Imperador convocou, para resolverem sobre a questão do monofisismo, se limitaram à leitura da carta papal, dizendo ao mesmo tempo: “Roma falou por meio de Leão, a causa está decidida; causa finita est”.

Com a vitória dos desordeiros bárbaros sobre as forças do Império romano, a dimensão social de São Leão Magno foi crescendo. Assim, a última esperança era o santo Doutor da Igreja, que conseguiu salvar Roma e muitas pessoas da destruição. O Papa era a única força que seria capaz de impedir a ruína universal.

Assim, São Leão foi ao encontro do conquistador bárbaro e ficou acampado às portas de Mântua. O bárbaro então se abrandou quando viu em sua frente uma atitude de súplica do Pontífice dos cristãos e assim ele retrocedeu com todo o seu exército.



ORAÇÃO PARA O SANTO DO DIA

Na oração para o santo do dia de hoje voltamos nossas preces para São Leão Magno:

Senhor, vós que destes a S.Leão Magno um coração tão valente para servir e defender vossa honra e a honra de vossa Igreja, infundi em nosso santo padre o Papa um infatigável desvelo por todo vosso povo; dai-nos fidelidade a vossos ensinamentos e aos governantes deste mundo, anseios de paz. Amém. São Leão Magno, rogai por nós.

Compartilhe
deixe sua mensagem