OBRA SOCIAL QUERIDOS FILHOS

Sobre

A Associação Gospa Mira, no início de suas atividades, com o desenvolvimento da ação "Almoçando com Jesus" em 2007, para famílias em situação de vulnerabilidade social da região em que está situada, pode constatar os graves problemas sociais vivenciados pelas famílias, crianças, adolescentes e jovens, destacando-se entre eles o uso de drogas, o alcoolismo, o desemprego, a violência doméstica e o trabalho infantil. Assim, no ano de 2011, a Associação, instituiu a Ação Social Queridos filhos, espaço social e comunitário de acolhimento, proteção social, convivência, aprendizagens e oportunidades para as crianças, adolescentes e famílias diagnosticadas.

As crianças e adolescentes das classes populares do bairro Santa Maria, em Belo Horizonte, vivem em situação de risco ou permanecem nas ruas em situação de completa exclusão social, pois faltavam projetos sociais na região.

No final da década de 80 e início dos anos 90, foram elaboradas políticas de atendimento para crianças em situação de risco social como apoio sócio-educativo em meio aberto. A promulgação e divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (BRASIL, 1990), também proporcionou reflexões e atitudes concretas em defesa da proteção integral das crianças e adolescentes e dos seus direitos, dentre estes, o da educação.

Na tentativa da criação de projetos de inclusão social, diferentes estados brasileiros se organizaram para resolver problemas do cuidado e atenção às crianças e adolescentes.

A característica deste programa é o atendimento às crianças em horários diferenciados do período escolar. No geral, esse programa de contra turno social oferecerá atividades lúdicas, culturais e também atividades de reforço escolar.

A Obra Social "Queridos Filhos" atende cerca de 100 crianças e adolescentes na promoção e desenvolvimento de diversas atividades nas áreas da cultura, esporte e lazer, saúde, arte e artesanato e inclusão digital. Auxilia nos deveres de casa, no incentivo à leitura e escrita, além de oferecer café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Atualmente constatamos a necessidade de investir no atendimento às famílias contribuindo para o fortalecimento dos vínculos afetivos visando à erradicação da violência doméstica e negligências ocorridas contra crianças e adolescentes. Para isso a Obra Social carece de apoio por meio de recursos financeiros e humanos a fim de que o atendimento seja mais eficiente e efetivo, assim poderemos aumentar as vagas, as oficinas e implementar o Núcleo de Assistência à Família.

Ajude-nos a transformar a realidade e o futuro das crianças e adolescentes e fazê-las mais saudáveis e felizes. Faça a diferença!

Conta Corrente: CEF AG: 4157 C/C: 3601-3 OP: 003

Ligue: 31 3011-7932 3011-1057 / 31 97344-1725

social@gospamira.com.br

4a.jpg

logo%20Queridos%20Filhos.png

Quer saber mais?
Informe seu Email que entraremos em contato com você.